Skip to content

Com apoio da Secult, Ciclo de Formação Online do Escolas Criativas apresenta Experiências leves e divertidas que facilitam a aprendizagem e a conexão do esporte com a cultura, política e sustentabilidade

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Experiências leves e divertidas que facilitam a aprendizagem e a conexão do esporte com a cultura, política e sustentabilidade são alguns temas dessa semana do Ciclo de Formação Online Educação Conectada.

Na terça-feira (13), as Mestrandas em Educação, Cidelma Anes e Danielle Brandão, da Sincroniza Educação, trazem o tema Ensino Remoto de Emergência: As experiências e aprendizados do projeto “Simplifica em Rede” em Jijoca de Jericoacoara. A iniciativa, desenvolvida em parceria com 12 redes de educação estaduais e municipais da Região Nordeste e estado de São Paulo, tem o objetivo de elaborar estratégias e alternativas de ensino remoto para fortalecer a aprendizagem dos alunos no período de isolamento social.

Cidelma Anes é Mestranda em Educação e Tecnologias Digitais na Universidade de Lisboa, especialista em Tecnologias na Aprendizagem e Graduada em Informática. Danielle Brandão é Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em Direito da Educação, graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e bacharelanda em Direito. Já atuou como professora e coordenadora da rede básica de ensino, em cursos profissionalizantes e superiores e participou como organizadora e tutora, presencial e virtual, de cursos para formação de professores

Na quinta-feira, o Bacharel em Esporte, Éverson Índio, apresenta o tema Educação Física é só jogar bola? – O esporte e sua conexão com a cultura, a política, a saúde e a sustentabilidade. A fala aborda inovações em práticas educativas a partir das atividades corporais e do esporte, assim como sua capilaridade em outras camadas sociais. 

Éverson Índio é Bacharel em esporte formado pela Universidade de São Paulo (USP), sensei de judô, treinador de levantamento de peso e preparador físico. Desenvolveu projetos conectando esporte, cultura e meio ambiente com povos tradicionais em vários lugares do Brasil, além de ações socioambientais no município de São Paulo.

SERVIÇO:

Ensino Remoto de Emergência: As experiências e aprendizados do projeto “Simplifica em Rede” em Jijoca de JericoacoaraAbordagens: Experiências leves e divertidas que facilitam a aprendizagem e motivam a partir dos desafios propostos por professores de todo o país; experiências de aprendizagem guiadas por reflexões e desafios propostos por professores de todo o país.Com: Cidelma Anes e Danielle Brandão
Quando: 13/10
Onde:
 youtube.com/escolascriativas
Horário: 16h

Educação Física é só jogar bola? – O esporte e sua conexão com a cultura, a política, a saúde e a sustentabilidadeAbordagens: O esporte como fenômeno sociocultural e ferramenta política para promoção da saúde e desenvolvimento da cidadania; capilaridade do esporte em todas as camadas sociais; atividades corporais no cotidiano em forma de jogos, brincadeiras e parte da educação física em cada contexto; o trabalho do professor de educação física nas escolas e a interdisciplinaridade com outras áreas do saber; inovação em práticas educativas a partir do esporte e das atividades corporais.
Com: Éverson Índio
Quando: 15/10
Onde: youtube.com/escolascriativas
Horário: 16h

Criado em 2018, o programa tem por objetivo ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais. O programa Escolas Criativas atua por meio da oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos, atuando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE). No contexto atual da Pandemia de Covid-19, o Programa Escolas Criativas propõe uma reflexão sobre o processo de educação e suas metodologias em tempos de isolamento social. As reflexões propostas integram o Ciclo de Atividades Escolas Criativas Durante o Isolamento Social, ofertado online para estudantes e educadores de escolas públicas de todo o Brasil, de forma gratuita, através do canal do YouTube do Programa Escolas Criativas. O ciclo de atividades integra dois cursos e três concursos dentro da temática de inovação, educação digital, sustentabilidade, além de fotografia e redação.

Sobre o Programa Enel Escolas Criativas

Escolas Criativas é uma realização de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

Contato:

  • E-mail: contato@escolascriativas.com
  • Quitanda CE:  Av. Historiador Raimundo Girão, 366. Praia de Iracema – Fortaleza/CE
  • Quitanda RJ:  Av. Rio Branco,115 – 19º e 20º andar. Centro – Rio de Janeiro/RJ