Skip to content

Grandes especialistas da cena cultural e artística cearense compartilham suas experiências e oferecem formação técnica para a elaboração e captação de recursos para projetosculturais

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

De 19 a 28 de outubro, o Programa Escolas Criativas realiza, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Curso Cultura e Desenvolvimento-Relatos de Experiências e Formação. A iniciativa é voltada à educadores, produtores culturais, gestores, intelectuais e interessados em cultura de modo geral, e visa evidenciar a importância da cultura no desenvolvimento local, apresentando um conjunto de relatos de experiências de iniciativas cearenses, discutindo, também, aspectos técnicos, jurídicos e contábeis na formatação de um projeto cultural.

O curso, oferecido de modo online no canalyoutube.com/escolas criativas, tem carga horária de 15 horas/aula e contará com a presença de grandes especialistas, gestores e produtores cearenses na área da cultura. Serão 8 encontros, sempre às 19hs. As inscrições e programação completa podem ser acessadas na página do curso: https://www.escolascriativas.com/curso-cultura-e-desenvolvimento-relatos-de-experiencias-e-formacao/

Serviço (programação em construção) Relatos de experiências

Data:19/10

Tema: Design Aplicado ao Território: a retomada criativa da Praia de Iracema

Com quem: Davi Gomes – Publicitário, Mestre em Design Estratégico pela ELISAVA / Barcelona. Professor de inovação e design na Unifor, UNI7 e Opa!. Diretor Presidente do Instituto Iracema.

Horário:19h

Duração:1h

Data: 20/10

Tema: Festivais Culturais na construção de territórios criativos

Com quem: Paulo Vitor – Empreendedor Social, Produtor e Gestor Cultural. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, especialista em gestão cultural, mestrando em Ciências da Cultura e Comunicação pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. Fundador e Diretor da empresa Quitanda Soluções Criativas.

Horário:19h

Duração:1h

Data: 21/10

Tema: A cultura como fator de desenvolvimento de Guaramiranga/CE

Com quem: Nilde Ferreira – Especialista em Gestão Pública Municipal; especialista em Gestão e Políticas Culturais; gestora cultural com experiências nos setores Público e Terceiro Setor e arte/educadora. Atua nas áreas de planejamento e gestão da cultura.

Horário:19h

Duração:1h

Data: 22/10

Tema: A cena cultural e a economia criativa

Com quem: Tauí Castro e Capucho

Tauí Castro – Produtor musical e músico, fundador e diretor da Koisa & Tao Produções, é criador e curador do Circuito Chora Iracema.

Capucho – Produtor musical, empresário/produtor de diversos músicos brasileiros buscando sempre a difusão da música brasileira e desde2009 realiza anualmente o Festival Choro Jazz de Jericoacoara/ Fortaleza, já considerado como um dos principais eventos musicais do país.

Horário:19h

Duração:1h

Data:23/10

Tema: A inovação e criatividade como matéria do desenvolvimento

Com quem: Igor Juaçaba e Daniel Gularte

Horário:19h

Duração:1h

Formação – Aspectos da Produção Cultural

Data: 26/10

Tema: Elaboração do projeto e captação de recursos

Com quem: Mardonio Barros – Mobilizador de recursos para projetos culturais, com experiência em gestão de políticas públicas para a cultura. Coordenador geral do Sistema Nacional de Cultura (2015/16), atua em projetos de intercâmbio, circulação, pesquisa, formação e difusão cultural, nacional e internacionalmente, com ênfase para a articulação entre poder público, iniciativa privada e 3ºsetor.

Horário:19h

Duração:3h

Data:27/10

Tema: Aspectos legais e contábeis da produção cultural

Com quem: André Brayner – Mestre em Direito Constitucional. Advogado e Professor. Possui atuação científico-jurídica preponderante nos campos relacionado ao Direito Internacional, Direitos Culturais e TerceiroSetor.

Consultor jurídico do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Brasil África, Instituto Iracema, dentre outros.

Horário:19h

Duração:3h

Data:28/10

Tema: Comunicação de projetos e ações culturais

Com quem: Calebe Rodrigues – Cearense, criativo e curioso. Jornalista e pesquisador em busca de uma comunicação mais humana. Estuda juventude, mídia e práticas socioculturais.

Horário:19h

Duração:1h

Sobre o Programa Enel Escolas Criativas

Criadoem2018,oprogramatemporobjetivoajudaracriarumambienteescolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais. O programa Escolas Criativas atua por meio da oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos, atuando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE). O Escolas Criativas atua junto a educadores, estudantes e comunidade em geral, fomentando o aprendizado sobre cultura, inovação, consumo consciente e buscando contribuir para transformações efetivas em seus hábitos culturais.

EscolasCriativaséumarealizaçãodeSecretariadeCulturaeEconomiaCriativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

Contato:

E-mail:contato@escolascriativas.com

Quitanda CE: Av. Historiador Raimundo Girão, 366. Praia de Iracema

–Fortaleza/CE