Skip to content

#Oportunidade Selecionamos 20 editais e convocatórias para as mais diversas áreas culturais

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O Portal Cultura Dendicasa, junto à Coordenadoria de Economia da Cultura da Secult-CE, divulga as oportunidades no campo das artes e da cultura para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura cearense. Selecionamos aqui 20 oportunidades dentre convocatórias e editais das mais diversas áreas culturais.

III Expo Coletiva Fotógrafas Guarulhenses- 2020 “Meu Mundo em Porta Retrato”

O isolamento social além de reduzir nosso mundo fisicamente, também nos fez rever conceitos, sobre o que é realmente importante. Os horizontes mudaram. Por isso, a terceira edição da Exposição Coletiva Fotógrafas Guarulhense traz como tema é “Meu Mundo em Porta Retrato”, onde cada uma faz o seu recorte, do seu mundo. A exposição será lançada publicamente, no formato virtual em agosto, em comemoração ao dia internacional da fotografia, através de site e nas redes sociais do coletivo fotógrafas guarulhenses. As inscrições vão até 31 de julho. 

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1916/

TRT World Citizen Visual Contest

Estão abertas as inscrições para o TRT World Citizen Visual Contest, concurso visual organizado pelo TRT World Citizen. O objetivo do concurso é destacar os trabalhadores na linha de frente na luta contra a COVID-19. Podem ser inscritos desenhos, ilustrações e fotos sobre os principais trabalhadores da pandemia. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto de 2020, pelo site da chamada. Os selecionados vão receber brindes do TRT World Citizen, reconhecimento nas plataformas de mídia social e uma publicação no álbum de fotos.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1921/

6º Festival Curta Campos de Jordão

O Festival Curta Campos do Jordão tem por objetivo estimular a criatividade, promover a revelação de novos talentos e a busca de novos horizontes profissionais, sobretudo entre os jovens residentes na cidade de Campos do Jordão e municípios vizinhos que fazem parte da Região da Mantiqueira, através da produção independente de filmes de curta-metragem a partir da participação no processo de formação na área do audiovisual desenvolvido pela Associação Cultural Cineclube Araucária, contando ainda com o reforço proporcionado pelo contato e troca de experiências com realizadores de outras Regiões do Brasil. As inscrições seguem abertas até 15 de agosto. 

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1930/

Diáspora Lab Produção

O Diáspora Lab Produção é um programa de treinamento avançado que conta com atividades direcionadas à capacitação e ao aprimoramento das habilidades criativas de produtores negros e negras brasileiras. O Diáspora Lab Produção 2020 será realizado ao longo de oito semanas, de 06 de outubro a 26 de novembro de 2020, em caráter remoto, seguindo as recomendações de distanciamento social dos órgãos de saúde em decorrência da pandemia de COVID-19. As inscrições seguem abertas até 15 de agosto. 

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1929/

Diáspora Lab Roteiro

O Diáspora Lab Roteiro é um programa de tutoria e assessoramento para roteiristas negras e negros brasileiros. O laboratório conta com atividades direcionadas ao aprimoramento de narrativas audiovisuais em fase de desenvolvimento e à capacitação de roteiristas. O Diáspora Lab Roteiro 2020 será realizado ao longo de oito semanas, de 06 de outubro a 26 de novembro de 2020, em caráter remoto, seguindo as recomendações de distanciamento social dos órgãos de saúde em decorrência da pandemia de COVID-19. As inscrições seguem abertas até 15 de agosto. 

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1928/

Petrobras Cultural para Crianças – Animação Infantil

Nesta segunda chamada do Petrobras Cultural para Crianças busca-se selecionar projetos de produção de filmes na área de Animação Infantil, voltados para o público da Primeira Infância (crianças de até 6 anos, seus pais e/ou educadores), que lidem com temas que levem conhecimento e despertem a curiosidade do público alvo. Serão contempladas as modalidades CURTA e MÉDIA-METRAGEM. O filme deverá ser concluído em um prazo de até 18 meses e deverá ser disponibilizado para exibição em plataforma de streaming.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1925/

5º Prêmio Aquisição de Vinhetas Canal Curta!

O Curta! convida o público a soltar a criatividade e reinterpretar a sua marca no 5º Prêmio Aquisição de Vinhetas Canal Curta!. O “canal menos TV da TV” dá oportunidade aos espectadores de qualquer lugar do país (ou mesmo no exterior), com ou sem formação profissional, a enviar vinhetas institucionais com duração de seis a quinze segundos.O candidato deve produzir uma peça animada que “brinque” com a marca institucional do Curta!. A única regra é que a logomarca não sofra alterações drásticas, devendo sempre ser facilmente reconhecível, assim como também deverá ser preservada a tipografia de sua composição. O 5º Prêmio Aquisição de Vinhetas Canal Curta! contemplará as duas melhores peças participantes, sendo uma escolhida pela equipe do canal e outra por voto popular.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1927/

Edital PNLD 2022 – Obras Literárias

Estão abertas as inscrições para o Edital de Convocação Para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2022, lançado pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo do edital é a convocação de interessados em participar do processo de aquisição, para as escolas da educação básica pública, das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal e das instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público, dos seguintes objetos: Objeto 1: Obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores da educação infantil; Objeto 2: Obras literárias destinadas aos estudantes e professores da educação infantil; e Objeto 3: Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências. Podem participar da chamada toda e qualquer pessoa jurídica estabelecida no país e que atenda às exigências previstas no edital e na legislação específica.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1926/

11º Brasil CineMundi

Estão abertas as inscrições para o 11º Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que integra a 14ª mostra CineBH, e é organizado pela Universo Produção. O objetivo é apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações. Podem ser inscritos projetos em desenvolvimento, projetos em produção e projetos finalizados, de acordo com os critérios do edital. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de agosto de 2020.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1937/

Chamamento para mostra de textos breves: Desvelar o traçado / Apontar o porvir

Com a intenção de potencializar uma rede de escrita e leitura de dramaturgias contemporâneas das diversas regiões do Brasil e propor uma reflexão poética aprofundada sobre as relações de poder que permeiam a cidade e o coletivo A Digna abre chamamento público remunerado, como parte do seu projeto contemplado pela 34° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Os textos deverão ser inéditos e tendo como ponto de partida a seguinte pergunta: Como as relações de poder transformam as experiências na cidade? Podem participar escritoras e escritores de todo o Brasil, roteiristas, dramaturgos e dramaturgas que estejam interessados na criação de textos curtos a partir da temática lançada pela Digna. Os três melhores textos enviados receberão premiação e suas dramaturgias participarão da Mostra com leituras dramáticas. Também será publicado um e-book com quinze textos (os três premiados, seguidos por doze dramaturgias escolhidas pela comissão).

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1938/

Festival Nacional da Canção

Uma edição especial online foi o caminho que os organizadores encontraram para que o Festival Nacional da Canção não deixasse de ser realizado em 2020. A comemoração dos cinquenta anos do evento, considerado o maior e mais tradicional do gênero no Brasil, foi adiada para 2021. A edição especial online acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro e será transmitida pelo Facebook e Youtube do festival. Podem concorrer compositores de qualquer nacionalidade, desde que as músicas sejam interpretadas em português. Não existem restrições a gêneros e ritmos. As composições devem ser inéditas e originais e os vídeos gravados sem efeitos especiais. Cada participante poderá inscrever até duas músicas. Músicas já apresentadas em edições anteriores podem concorrer, desde que ainda não tenham conquistado o troféu Lamartine Babo (1º lugar).

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1941/

“A Vida em Um Dia” – YouTube convida público a participar de documentário coletivo

O YouTube vai produzir um documentário sobre como pessoas em todo o mundo estão vivendo em 2020: o filme A Vida em Um Dia será produzido por Ridley Scott, dirigido por Kevin Macdonald, e estrelado por você. Isso mesmo – a ideia do YouTube é reunir vídeos enviados por gente de todo o mundo, mostrando o que estão fazendo em uma data específica: 25 de julho. Uma vez selecionadas e editadas, as gravações vão compor “uma cápsula temporal do ano de 2020”, prevista para estrear no Festival de Sundance em 2021. O projeto é inspirado no filme Life in a Day, criado em julho de 2010 por Kevin Macdonald e sua equipe a partir de 80 mil pequenos vídeos enviados por pessoas de 189 países – até agora, o maior filme colaborativo já realizado na história. Inscrições podem ser feitas pelo site do projeto, onde também é possível verificar as especificações de gravação.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1940/

4° MOBIFILM – Festival de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Festival Mobifilm, organizado pela Mobifilm. Devido ao cenário da pandemia, o evento será totalmente online. A proposta do festival é utilizar o poder da linguagem audiovisual e a força dos debates para gerar a reflexão e buscar soluções para os problemas da mobilidade, que geram prejuízos à vida humana e meio ambiente.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1942/

Mostra do Filme Livre

A Mostra do Filme Livre se tornou, em dezoito anos, a maior mostra de cinema independente e este ano fará uma edição especial online, devido a pandemia. Podem se inscrever filmes feitos em qualquer época, de todos os formatos, gêneros e durações, que não tenham sido exibidos nas edições anteriores da MFL. Todos os filmes selecionados (inéditos ou não na internet) participarão da mostra competitiva. Não há limite de filmes inscritos para cada realizador(a)/produtora. O foco curatorial da MFL sempre foi e segue sendo o de valorizar filmes que fujam do lugar comum narrativo/estético, ainda não exibidos no circuito comercial. Serão selecionados vinte filmes, entre curtas, médias e longas, que serão exibidos de forma online, de 12 a 20 de setembro de 2020.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1945/

XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema 2020

A décima sexta edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, mostra de caráter competitivo, para curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, acontecerá em Salvador e em Cachoeira, na Bahia, em datas a serem anunciadas. Podem ser inscritos longas-metragens, duração a partir de sessenta minutos e curtas-metragens com duração de até trinta minutos, nacionais ou internacionais, finalizados em 35mm, DCP ou H.264. Os filmes inscritos devem ter sido concluídos a partir de primeiro de julho de 2019.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1946/

Ocupação Ovárias – Quinta Edição 2020 – Convocatória

Ovárias é uma Ocupação artística e cultural de mulheres, feita por mulheres voltada para o atravessamento, troca, reflexão e aprofundamento sobre o ser mulher no século XXI. A Ocupação será realizada nos dias 04, 05 e 06 de setembro e acontecerá em nas plataformas digitais como Instagram, YouTube, Facebook e Zoom. A programação abrangerá as diversas formas de arte, compondo três dias com muita pluralidade cultural através da linguagem audiovisual, dança, música, artes visuais, performances, entre outras.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1947/

Festival de Arte Digital Árvore

A proposta do Festival de Arte Digital é estimular o gosto pela leitura, a partir da valorização da autonomia e da criatividade. É um projeto de natureza híbrida, no qual as atividades podem ser feitas exclusivamente de forma online ou nos espaços educativos que as crianças e jovens frequentam, dando espaço ao trabalho com gêneros do mundo digital e ao protagonismo dos estudantes. No concurso, a plataforma Árvore de Livros (organizadora) contempla ideais formativos do Século XXI, com atenção especial à Competência Geral número 3 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1948/

Festival Confluências de Arte 2020

O Festival Confluências de Arte convida artistas visuais da América Latina e, em geral, falantes de espanhol de qualquer parte do mundo, a participar da quarta edição, que ocorrerá de forma online. São convocados artistas de cada país a participar de uma versão remota, onde a internet, o rádio e as redes sociais substituirão o espaço físico e de exibição. O festival é dedicado à pintura, fotografia, audiovisual, instalação e performance e será incluída propostas de conferências e workshops que irão enriquecer ainda mais a experiência do Festival.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1949/

Eric Hosking Trust

Estão abertas as inscrições para o Eric Hosking Trust, fundo para projetos sobre pássaros e natureza. O objetivo é oferecer subsídios para artigos, fotografia, pintura ou ilustração com foco em história natural e pesquisa ornitológica. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro de 2020, por meio do site da organização. Os candidatos podem solicitar até GBP750 (US$955), aproximadamente R$5 mil.

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1950/

PhotoBook Award 2020

Os Encontros da Imagem anunciam que as candidaturas para o Prémio Livro de Fotografia EI 2020 estão abertas até 28 de agosto. Numa altura em que o livro de fotografia ganha uma relevância cada vez maior, veículo complexo, intrigante e criativo de promoção de histórias e antologias, é intenção dos Encontros da Imagem promover autores independentes bem como o seu corpo de trabalho. Para isso, o Festival promove o prémio Photobook Award EI2020 e convida os interessados a apresentar uma candidatura com o seu livro de fotografia. Serão aceitos livros de autor, de produção mais ou menos artesanal, original, pessoal e independente. Pode ainda apresentar um projeto de livro, que deve ser o mais próximo possível da versão final, tanto na forma como nos materiais utilizados (tipo de papel, etc.).

Saiba mais: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1951/