Skip to content

ARTE DE CASA PARA O MUNDO

CULTURA DENDICASA

Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), este portal reúne conteúdos digitais selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, além de notícias e agenda de programação online da Rede de Equipamentos do Estado do Ceará

É uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, agregando, difundindo e preservando a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

CULTURA É UM DIREITO DE TODOS

A Cultura Cearense à um clique de você!

O Cultura DendiCasa tem uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa, cultural e garantia do acesso continuado à cultura no contexto de enfrentamento do Coronavirus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental assegurado a todos.

Por que o "Dendicasa" é importante?

Economia

Amenizar o impacto na economia do setor cultural diante do cenário de enfrentamento a pandemia

Direito

Garantir o direito de acesso à arte e cultura, como dimensão primordial para a qualidade da vida humana

Cadeia produtiva

Manter sustentabilidade da produção cultural de artistas e demais profissionais da cultura do Ceará

Isolamento Social

Estimular a adesão ao isolamento social, principal medida de combate ao COVID-19

Difusão

Continuidade da formação e difusão cultural e artística local, preservação dos direitos culturais

Plataforma cultural

Oferecer uma plataforma exclusiva à cultura cearense, inspirando sensibilidade, reflexão, identidade e pertencimento

Nosso trabalho inspira sorrisos

Conheça nossa equipe

Fabiano Piúba

Secretário da Cultura do Estado do Ceará

Luisa Cela

Secretária Executiva
da Cultura do Estado do Ceará

Suzete Nunes

Secretária Executiva
de Planejamento e Gestão Interna da
Cultura do Estado do Ceará

1 MILHÃO DE REAIS

Investimento realizado pelo Governo do Ceará através do Fundo Estadual de Cultura do Ceará - FEC

51 MUNICÍPIOS

Ao todo, foram selecionados proponentes de 51 municípios cearenses, conforme a garantia de que 50% das propostas fossem provenientes do interior do Ceará

400 SELECIONADOS

A maioria dos proponentes nunca havia sido selecionados por editais da SECULT/CE desde 2016, quando iniciou Mapa Cultural do Ceará

30 PROJ. DE ACESSIBILIDADE

A SECULT/CE reforça o compromisso de sua política de acessibilidade cultural. Os projetos foram aprovados através da cota de acessibilidade prevista no Edital.

PERGUNTAS FREQUENTES

O I Edital Cultura Dendicasa: Festival Arte de casa para o mundo é uma ação que visa amenizar o impacto das restrições estabelecidas pelo Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020 que decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus e pelo Decreto nº 33.519, de 19 de março de 2020, que intensifica as medidas para enfrentamento da infecção humana pelo coronavírus, estabelecendo o fechamento de equipamentos culturais públicos e privados e, assim, interferindo diretamente na garantia do direito à cultura para toda a população cearense

Considerando que os direitos culturais são direitos fundamentais protegidos pelo art. 215 da Constituição Federal de 1988 e direitos humanos internacionalmente reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece, em seu art. 27, que todo ser humano tem o direito de participar da vida cultural da comunidade e de fruir das artes, o Edital visa garantir o acesso continuado da população cearense à arte e à cultura, como dimensão primordial para a qualidade da vida humana por fomentar reflexão, sensibilidade, identidade, autoestima e senso de união e pertencimento à vida coletiva, essenciais durante o período de isolamento e distanciamento social acarretado pela situação de emergência em saúde.

Além disso, o Edital pretende contribuir para a manutenção da dinâmica da produção e sustentabilidade econômica e social de artistas e demais profissionais da cultura do estado do Ceará, a fim de garantir a continuidade da formação e difusão cultural e artística local, a preservação dos direitos culturais da população na sua forma de expressar e de se reconhecer em bens culturais e artísticos.

Sendo assim, o Edital tem uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa e cultural, considerando o grau elevado de informalidade do setor e dos trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos em nosso estado.

Dessa maneira, o fomento às propostas selecionadas e a realização do “Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo” contribui para o incremento da economia artística, criativa e cultural no estado do Ceará e para a garantia do acesso continuado à cultura no contexto de enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

O Edital contou com o investimento de R$1 milhão provenientes do Fundo Estadual de Cultura. Em breve, todo o conteúdo selecionado estará disponível, em plataforma online e de maneira gratuita, para o acesso da população à cultura cearense. Ao todo, são mais de 7 mil 399 minutos de conteúdo, o que representa 123 horas de material produzido pelos participantes.

Fruto de um diálogo com os fóruns de linguagens e segmentos culturais, em especial com o Fórum Cearense de Teatro e o Fórum de Produtores Culturais, além de uma determinação do Governador Camilo Santana, o Edital reflete a enorme demanda do setor e as dificuldades que o momento da pandemia da Covid-19 tem evidenciado e potencializado. A Secretaria da Cultura compreende que este cenário não vai ser amenizado com apenas este Edital e vem buscando outras soluções dentro da realidade institucional e financeira que o Estado está vivenciando. O setor tem sido atuante e buscado soluções conjuntamente com as esferas dos governos municipais, estadual e federal

Todos os projetos devem ser inscritos através da plataforma Mapa Cultural. 

Avaliação e Seleção da Proposta é uma etapa do edital de caráter eliminatório e classificatório, que consiste na análise documental de todo material apresentado no ato de inscrição e na avaliação técnica do conteúdo digital apresentado.

Foram selecionadas 400 propostas para participar do Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo. Destes, 89% (358 selecionados) não haviam sido selecionados por editais da Secult desde a implantação do Mapa Cultural do Ceará como mecanismo de inscrição, em 2016, o que demonstra que o Edital atingiu pessoas e grupos que nunca tinham sido diretamente beneficiados.

Ao todo, foram selecionados proponentes de 51 municípios cearenses, com a garantia de que 50% das propostas sejam provenientes do interior do estado. Em Fortaleza, há projetos provenientes de 81 bairros, conforme planilhas abaixo. Além disso, foram selecionadas 30 propostas a partir da cota de acessibilidade prevista no Edital.

Chamada dos selecionados

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará enviará um comunicado via e-mail a todos os selecionados, com orientações de procedimento para formalização dos termos de fomento. Após cumpridos os prazos estabelecidos, caso estes não sejam respeitados, a Secult convocará os classificáveis, de acordo com a ordem de classificação, respeitando a divisão de capital e interior. Fique atento!

O site oficial irá reunir todo o conteúdo selecionado pelo edital a fim de propocionar maior visibilidade para os projetos culturais e artistas.

Os proponentes selecionados deverão postar nas suas próprias páginas e mídias digitais, compondo as programações propostas pela SECULT/CE com início previsto após seleção, conforme cronograma anunciado pela SECULT/CE.

Os conteúdos também poderão ser apresentados nos sites e nas mídias sociais da SECULT/CE e seus respectivos equipamentos, e parceiros.

Compartilhe o site oficial e as redes sociais para amigos e familiares. Siga e compartilhe os perfis dos artistas selecionados. Envie mensagem no formulário de contato com idéias e sugestões.

dEPOIMENTOS

+ 400 projetos culturais

O Ceará e sua cultura a um clique de você!